_AMOR, FLOR, VERDURA, PALAVRA, TUDO É SEMENTE!

_VIDA, HORTA, JARDINAGEM,

PROSA E POEMA:

PALAVRA ESCRITA E SEMEADA...

SEMPRE O MESMO PRINCÍPIO

GENEROSO DA SEMENTE.



Histórico e registro do projeto de criação e transformação de um quintal, hoje com horta, pomar e jardim, que já foi um grande monte de entulhos, mas que está se revelando um pedacinho do paraíso.
Verifique o "Antes e o depois" nos primeiros posts... Acredite... Aconteceu...
O possível se faz agora, o impossível demora um pouquinho mais...
De quebra vão alguns textos,receitas,meditações, artigos e poemas, semeados entre flores e verduras...
Que mistura...

Os textos e fotos são de própria autoria, aqueles que não o forem, trarão referência do autor.
Nossas imagens não deverão ser usadas para qualquer tipo de promoção de cunho comercial sob pena de responsabilização legal. Grata.


"Existe duas maneiras de ver o mundo: A primeira é que não existe milagres.
A segunda é que tudo é milagre."
Albert Einstein

Além das experiências em nosso quintalzinho, agregamos posts de quintais de amigos em: Visitando outros quintais.

Em Marcadores,
acesse
o Índice Alfabético Remissivo com todos os assuntos.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Mamão na estufa!

Deixamos crescer dois dos pezinhos de mamão que sempre nascem no meio do
 composto orgânico que vem dos resíduos vegetais da cozinha. Um deles parece ser de 
mamão formosa e o outro parece ser mamão papaya. Geralmente os arrancamos
 para dar lugar às verduras.Como os dois pezinhos ficaram num lugar que 
pode ser coberto pela lona plástica, no inverno, investimos em deixá-los sobreviver
 sob a estufa improvisada e já mostram promessas de frutos.












6 comentários:

  1. Fiz mudas de mamão formosa a partir da semente. No começo num pote e com uns 20 cm botei no quintal. Depois de 5 meses, tem pés de uns 30cm.
    A minha terra é bem ruim (serrado), então botei terra boa na cova e uso esterco de galinha. Mas mesmo assim, eu acho o crescimento muito devagar.
    Estou curioso : quantos meses tem os seus pés e qual altura eles tem ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O maior deve ter pouco mais de dois metros e o menor uns 90cm.
      No começo eles também demoravam para crescer,e ficavam com as folhas
      amarelas, mas,a terra da compostagem, um pouco de cinza e carvão de madeira (sem sal) colocados no pé da planta ajudou. Também regamos
      quando não chove, usando a água rica em nutrientes dos tanques de peixes. Não tenho certeza do tempo, por nasceram sozinhos,e eu fui deixando ficar alguns e arrancando os outros, por causa do pouco espaço, mas o maior deve ter um quatro meses e o menor acho que uns três meses.Bom Trabalho.

      Excluir
    2. Obrigado. Vou tentar utilizar as cinzas... e esperar :)

      Excluir
  2. Sempre ouvi dizer que tem pé-de-mamão macho e pé-de-mamão fêmea, e que o macho não produz nada. Sabe me dizer se isso é verdade e, em sendo, como saber qual é qual? :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu era crinça usavam para fazer xarope contra tosse.
      A diferença é que as flores dão em cacho e não são grudadinhas no caule.
      Fiquei curiosa e fui pesquisar. Um site da Sec. agricultura da Bahia
      explica bem sobre a sexagem da flor do mamoeiro. Dê uma olhada.

      http://www.seagri.ba.gov.br/Mamao.htm

      Excluir
  3. Hum.... então é que nem a abobrinha, a melancia, o xuxú e outros mais... Flores solitárias darão frutos, mas flores agrupadas não. Sò que no mamoeiro isto acontece com o pé inteiro!!! É, a natureza tem das suas. :)

    ResponderExcluir

Por favor, registre aqui sua passagem e opinião.
Obrigada