_AMOR, FLOR, VERDURA, PALAVRA, TUDO É SEMENTE!

_VIDA, HORTA, JARDINAGEM,

PROSA E POEMA:

PALAVRA ESCRITA E SEMEADA...

SEMPRE O MESMO PRINCÍPIO

GENEROSO DA SEMENTE.



Histórico e registro do projeto de criação e transformação de um quintal, hoje com horta, pomar e jardim, que já foi um grande monte de entulhos, mas que está se revelando um pedacinho do paraíso.
Verifique o "Antes e o depois" nos primeiros posts... Acredite... Aconteceu...
O possível se faz agora, o impossível demora um pouquinho mais...
De quebra vão alguns textos,receitas,meditações, artigos e poemas, semeados entre flores e verduras...
Que mistura...

Os textos e fotos são de própria autoria, aqueles que não o forem, trarão referência do autor.
Nossas imagens não deverão ser usadas para qualquer tipo de promoção de cunho comercial sob pena de responsabilização legal. Grata.


"Existe duas maneiras de ver o mundo: A primeira é que não existe milagres.
A segunda é que tudo é milagre."
Albert Einstein

Além das experiências em nosso quintalzinho, agregamos posts de quintais de amigos em: Visitando outros quintais.

Em Marcadores,
acesse
o Índice Alfabético Remissivo com todos os assuntos.

sábado, 7 de outubro de 2017

Educação Ambiental


Educação Ambiental 

       Este é o imperativo que me move hoje: A necessidade urgente de se investir em uma honesta e verdadeira Educação Ambiental. Martela-me ao ouvido o número de categorias de separação de lixo no Japão. Quantas mesmo? No mínimo umas sete. Subdivididas pelo destino e dia da coleta.    
 Ouve-se tanto falar em sustentabilidade... A Primeira Conferência sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, da ONU, em 1972, na Suécia,  tinha o ecodesenvolvimento  sustentável como proposta, como meio de preservar os meios naturais necessários à subsistência da vida no planeta.   Mas, o conceito de sustentabilidade foi engolido pelo neo capitalismo e  a atitude de fundo que se vive ao falar de sustentabilidade acaba sendo como conseguir lucrar  mais,  e não especificamente mudar o olhar em relação à preservação da vida no planeta. Ontem tive um choque de realidade. Dentro de um ambiente universitário, de pessoas consideradas educadas, fui provocada a ajudar a salvar uma colmeia de melíponas mirins. Fui chamada por ser reconhecido o meu esforço em tentar preservar melíponas.  São abelhinhas silvestres brasileiras sem ferrão. Numa colmeia já consistente para se dividir em duas,  agitada devido a este processo, tinha sido introduzido, inconsequente,  um cigarro acesso,  bem na entrada da colmeia. As abelhinhas estavam ainda mais agitadas. Pesquise sobre as melíponas brasileiras. Um sociedade complexa e cheia de habilidades organizadas. Não fazem mal a ninguém. E o mel de algumas é considerado medicinal. Muitas estão em processo de extinção. Aqui no nosso quintal temos muitas visitas destas abelhinhas. Até me propus a atrair e dividir  algumas espécies em caixinhas de madeira que mandei fazer no ano passado, num vizinho marceneiro. 
      Mas, voltando ao que me move hoje: a imperativa necessidade de Educação Ambiental das nossas crianças e jovens. No Japão se começa muito cedo o processo de responsabilização pelo destino dos resíduos produzidos por cada um, pela família, pelo grupos, como cidadãos:__Como separar corretamente o lixo!
      É preciso criar uma nova ética, um novo código  de atitudes com relação à natureza. Uma atitude de respeito à vida. O ponto de partida é a vida humana, mas, a interação humana precisa mudar o olhar que dirige à natureza. Ter em primeiro lugar um olhar educado para a beleza. A ética e a estética. Perceber a manifestação da vida em suas diversas formas. Educar o olhar para maravilhar-se. Perceber. Às vezes vemos, mas não percebemos. Isso também acontece nas nossas relações humanas. 
       Quanto ao incidente com a colmeia de abelhinhas mirins na universidade: O que levou um jovem educado, provavelmente de classe média/alta a introduzir um cigarro aceso dentro de uma colmeia de abelhinhas miúdas, quase em processo de extinção?__ A absoluta ausência de educação ambiental em nossas escolas e universidades.Nem sabemos onde jogar os copos de isopor usados para o café da cantina! Não existe a possibilidade de classificação na lixeiras disponíveis. Nem sabemos se nossa cidade já está mesmo reciclando o isopor ou se são apenas boatos acerca da tal usina na região metropolitana...
         Muitos podem achar isso uma conversa chata. Mas é essencial. Não se pode mais deixar de falar nisso. Estamos plantando o futuro com nossos atos. Um futuro sombrio a partir de nossas omissões. Nestes dias em que comemoramos o Dia do Meio Ambiente e o dia de São Francisco,  gostaria de indicar uma leitura para educar nossos olhos para o maravilhamento. Para a beleza, o Amor e o respeito pela natureza. Outro Francisco, o Papa, nos fala de tudo isso e muito mais na Laudato Si .Um canto de amor à mãe e irmã terra, que cansou de ser explorada e dominada, e pede socorro.
       O que estamos fazendo pra preservar, mais ainda, pra resgatar a natureza na sua condição de paraíso? O que podemos fazer para  contribuir ainda mais neste processo de educação para um novo olhar, uma nova ética com relação à natureza? Um passo necessário no nosso próprio processo de humanização. Pra isso estamos aqui, pra  nos tornarmos mais "gente". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, registre aqui sua passagem e opinião.
Obrigada