_AMOR, FLOR, VERDURA, PALAVRA, TUDO É SEMENTE!

_VIDA, HORTA, JARDINAGEM,

PROSA E POEMA:

PALAVRA ESCRITA E SEMEADA...

SEMPRE O MESMO PRINCÍPIO

GENEROSO DA SEMENTE.



Histórico e registro do projeto de criação e transformação de um quintal, hoje com horta, pomar e jardim, que já foi um grande monte de entulhos, mas que está se revelando um pedacinho do paraíso.
Verifique o "Antes e o depois" nos primeiros posts... Acredite... Aconteceu...
O possível se faz agora, o impossível demora um pouquinho mais...
De quebra vão alguns textos,receitas,meditações, artigos e poemas, semeados entre flores e verduras...
Que mistura...

Os textos e fotos são de própria autoria, aqueles que não o forem, trarão referência do autor.
Nossas imagens não deverão ser usadas para qualquer tipo de promoção de cunho comercial sob pena de responsabilização legal. Grata.


"Existe duas maneiras de ver o mundo: A primeira é que não existe milagres.
A segunda é que tudo é milagre."
Albert Einstein

Além das experiências em nosso quintalzinho, agregamos posts de quintais de amigos em: Visitando outros quintais.

Em Marcadores,
acesse
o Índice Alfabético Remissivo com todos os assuntos.

sexta-feira, 15 de novembro de 2019


Vamos Fazer uma Horta ? 

       Sinto-me comprometida em retomar o diálogo aqui iniciado desde 2011. O que nos move comunitariamente tem sido o amor à natureza e o desejo de preservação que vai muito além da permanência estática da natureza como se encontra, o que já seria grande coisa, mas, compartilho  também com vocês o desejo que agreguei dos adeptos da permacultura: Anseio por uma natureza resgatada na sua condição de paraíso, na sua dimensão de excelência em beleza, produção e partilha de vida. Vivida nessa condição,  a relação com a Natureza dos revela a face da justiça, não uma justiça comum dos homens, mas, uma justiça à moda hebraica conforme nos revela o filósofo Emmanuel Levinas, uma justiça carregada de misericórdia, como o olhar do próprio Deus nos vê. Segundo Levinas, uma das maneiras que Deus se revela a nós, é no olhar do outro, mesmo desconhecido, com o qual nosso olhar cruza e, num ápice de segundo,  o reconhecemos como nosso irmão. É por este irmão que não conhecemos, que ainda nem nasceu, que sentimos a responsabilidade de preservar o rio, o ar puro e a floresta. É por esse irmão, próximo ou distante que queremos incentivar o aprimoramento de técnicas de hortas urbanas e motivar vizinhanças a produzir verduras sadias e compartilhar o excedente. Toda esta motivação pra te perguntar: E você, tem feito horta em casa??? Em que posso ajudar para que isso se realize? Você tem um espaço? Posso ajudar com o projeto? No Índice Remissivo tem várias ideias de projeto, o que não significa que não possamos pensar em outros... Podemos conversar a respeito? Sinta-se à vontade para compartilhar suas ideias sobre horta caseira. Abraço. 

2 comentários:

  1. Olá Gilda, recentemente vi seu blog e seus vídeos. Foi uma surpresa ver seu vídeo, quanta vida nesse seu quintal, a transformação foi incrível. Eu também tenho um quintal que estou plantando algumas coisas. Beijo Fátima.

    ResponderExcluir
  2. Agradecida, Fátima, desejo muita vida também pra você e seu quintal.

    ResponderExcluir

Por favor, registre aqui sua passagem e opinião.
Obrigada