_AMOR, FLOR, VERDURA, PALAVRA, TUDO É SEMENTE!

_VIDA, HORTA, JARDINAGEM,

PROSA E POEMA:

PALAVRA ESCRITA E SEMEADA...

SEMPRE O MESMO PRINCÍPIO

GENEROSO DA SEMENTE.



Histórico e registro do projeto de criação e transformação de um quintal, hoje com horta, pomar e jardim, que já foi um grande monte de entulhos, mas que está se revelando um pedacinho do paraíso.
Verifique o "Antes e o depois" nos primeiros posts... Acredite... Aconteceu...
O possível se faz agora, o impossível demora um pouquinho mais...
De quebra vão alguns textos,receitas,meditações, artigos e poemas, semeados entre flores e verduras...
Que mistura...

Os textos e fotos são de própria autoria, aqueles que não o forem, trarão referência do autor.
Nossas imagens não deverão ser usadas para qualquer tipo de promoção de cunho comercial sob pena de responsabilização legal. Grata.


"Existe duas maneiras de ver o mundo: A primeira é que não existe milagres.
A segunda é que tudo é milagre."
Albert Einstein

Além das experiências em nosso quintalzinho, agregamos posts de quintais de amigos em: Visitando outros quintais.

Em Marcadores,
acesse
o Índice Alfabético Remissivo com todos os assuntos.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

COMPOSTAGEM

Tenho usado um tubo de PVC de 30 de diâmetro, comprimento
de 50 cm a 1,00 m, enterrado uns 20 cm no solo. São colocadas camadas sucessivas de restos de vegetais de cozinha, crus, sem gordura ou proteína, folhas secas, terra. As cascas de ovos devem ser lavadas e esmagadas.(A água de lavagem da caixinha vazia do leite ajuda como inoculante para ativar a fermentação do composto).
Sem a adição de esterco, a decomposição dura uns quatro meses. Com a adição de esterco de curral dura a metade do tempo. Como o tubo é vazado as minhocas são atraídas e sobem do solo, transformando tudo num excelente e finíssimo húmus com cheirinho de terra de floresta.





Manter o tubo tampado, regando para manter úmido, sem excesso de água.
Mexer o que for possível para arejar, aqui uso um pedaço de cano rígido.

                                Aqui foi colocado um cano de metal para facilitar o arejamento.

Uma usina de tamanho menor aproveitando sobras de cano.
Ao lado uma manilha de concreto.A tampa é obrigatória. 


5 comentários:

  1. Estou pesquisando as composteiras... o equilíbrio entre praticidade e menor custo vai ajudar a escolher o tipo. No caso desse modelo que você utiliza, Eles estão direto na terra sem fundo ok? Quando você iniciou o processo havia minhocas no solo ou você adicionou elas também? Pergunto isso, pois você colocou em determinado momento que o solo é empobrecido pelos bambus e não é atrativo para os micro-organismos e minhocas. Pretendo fazer em um espaço com até 3 tubos desses, com até 50cm de altura. E será em local que hoje há grama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo
      Como usamos muitos vegetais, em duas famílias, enchemos com facilidade uma composteira. Então, precisamos fechá-la para que complete seu ciclo. A prática nos ajudou a facilitar as coisas. Se temos aparas de grama ou folhas secas, abafamos num saco preto de lixo e esquecemos num canto. Um dia fica pronto e vira adubo. Estas manilhas vazadas têm a vantagem de atrair minhocas, mesmo onde pensamos que não as havia. Mas são apenas três. Precisamos arrumar mais opções, para não mandar adubo para o lixão.Então inventamos...As camadas, entre as cascas de vegetais, agora as fazemos com serragem e cama de aves. Tampamos.Nem sequer nos preocupamos de mexer! Ganhamos a serragem. Temos cama de aves.A terra precisávamos comprar, e gente
      para descarregar e armazenar. Facilitamos as coisas. Em dois meses fica pronto o composto orgânico e muito melhor que antes, desmancha melhor os restos vegetais e deixa as plantas mais vigorosas. Como precisamos de mais composteiras para não termos pressa, reciclamos tambores plásticos de massa corrida,latões bem lavados de tinta látex e o que sobrou da reforma da casa da vizinha. Um furo no fundo e eureka: mais uma composteira atrás da horta(às vezes as minhocas aparecem até nestas), enfileiradinhas e cobertas com um peso em cima, para evitar de chamar roedores. Encheu, tampa e esquece! Marca o dia só para calcular o tempo para desmanchar e vai fazendo o rodízio, depois vira automático. Sem stress... Hoje fazemos assim. Ah, descobri que muitas confeitarias se desfazem a preço simbólico de tambores plásticos de margarina,( de 20 litros) Mas,se usar, é preciso lavar bem. Não pode ir nada de gorduroso na compostagem, mata os micro-organismos. Até a casca de ovo é bom enxaguar e quebrar antes de misturar aos restos vegetais. Evite restos de comida. Atrai lesmas, baratas e roedores. Ufa! Bom trabalho.

      Excluir
  2. Ok. Analisando o quintal hoje, quase que decidi fazer uma composteira direto no chão. Já existe no fundo do terreno um espaço que tem o muro de um lado, do outro um murinho com duas fileiras de tijolos e está aberto nas laterais. E dá mais ou menos uns 2 metros de comprimento, por uns 70 cms de largura. Pensei em usar esse espaço e criar uma grande caixa de tijolos e cimento, dividir em uns 4 compartimentos e ali estão as composteiras... claro que prepararia o fundo dela, uns 20 centímetros abaixo, e talvez nas laterais possa utilizar as pets com agua como "tijolos"...

    ResponderExcluir
  3. E a cobertura seria bem fácil, temos sobras de telhados ondulados q estão parcialmente quebrados, usamos as tampas de madeira (q tem de sobra), e cobrimos para não pegarem chuva...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você vai fazer ao ar livre, não sei se este sistema funciona como aquele das manilhas.
      Precisa ser enterrado ou coberto de terra. Precisa revirar
      e verificar temperatura e fermentação, pois produz gazes.
      Você teria que pesquisar, pois seria um sistema diferente do nosso.
      E lembre-se, a água da chuva não será problema, se as composteiras
      estiverem bem tampadas, sem frestas. Se não estiverem, podem atrair ratos, lesmas e insetos, isto nós não queremos não é mesmo?

      Excluir

Por favor, registre aqui sua passagem e opinião.
Obrigada